segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Big Star - #1 Record 1972



O Big Star foi formado em 1971 em Memphis, Tennessee, por Chris Bell (guitarra, vocais), Andy Hummel (baixo) e Jody Stephens (bateria). Pouco depois, o guitarrista e vocalista Alex Chilton (ex-The Box Tops) juntou-se a eles. Todos os quatro contribuíam nas composições e vocais, com Chilton e Bell como a principal equipe de colaboradores (inspirados na dupla Lennon/McCartney dos Beatles)

O nome da banda veio de um supermercado de Memphis, e só foi decidido durante as sessões de gravação de seu álbum de estréia, #1 Record, lançado em 1972. Problemas de distribuição com a gravadora Ardent Studios resultaram em vendas mínimas.

Bell, enfrentando problemas de depressão e desapontado com o fracasso comercial do álbum, deixou o grupo em 1972 para seguir carreira solo. Pouco depois o Big Star foi dissolvido por um breve período, retornando para lançar Radio City, em 1974, álbum que trazia duas das mais conhecidas canções da banda, "September Gurls" e "Back of a Car". Embora não-creditado, Bell contribuiu na composição de algumas canções, como "O My Soul" e "Back of a Car". Apesar de aclamado pela crítica, Radio City não vendeu bem; Hummel deixou a banda, sendo substituído por Jon Lightman.

Depois de gravar algumas faixas para um disco duplo no final de 1974, a banda novamente se separou. Third, como foi então chamado, só seria lançado em 1978.

Chilton e Stephens reuniram-se em 1993 com Jon Auer e Ken Stringfellow no lugar de Bell (que morreu em um acidente de carro em 1978) e Hummel (que largou a música para ser engenheiro-de-som) para tocar na Universidade de Missouri. Em seguida vieram turnês pela Europa e Japão. Em 2000 o Big Star foi apresentado a uma nova geração de fãs depois que uma versão de sua música "In The Street" foi usada como tema para o programa televisivo That 70's Show durante a temporada de 1998.

A nova formação da banda voltou ao Ardent Studios no começo de 2004 para gravar um novo álbum. Intitulado In Space, foi lançado em 27 de setembro de 2005.

Em 2010 morre Alex Chilton, de causas não reveladas, aos 59 anos.

Fonte: Wikipédia

Link:
https://rapidshare.com/files/3098821131/1972__1_Record_-_Big_star.zip
Palcovivo Rockdivision 2011
Rock é Cultura

Nenhum comentário: